As 4 etapas do Inbound Marketing

O Inbound Marketing como você já deve ter visto, é a “arte moderna” em atrair clientes para a sua marca.  Porém, só isso não é o suficiente para que você realmente coloque essa nova maneira de fazer negócios em prática.

Para resolver essa questão, hoje nós vamos abordar as 4 etapas do Inbound Marketing que vão fazer com que você não só entenda todo o processo, como vai fazer com que você já possa colocar algum desse conhecimento em prática no seu negócio.

 

Primeira etapa: Se tornando uma máquina de “atração”!

A primeira etapa e uma das etapas mais importantes do Inbound Marketing, é a atração!

É nela que você consegue fazer com que as pessoas se tornem realmente interessadas no seu produto ou serviço, e é essa etapa que é a fundação para todas as outras.

Nesse primeiro momento, a atração é feita em diversos “canais” diferentes na internet. Você pode utilizar como veículo de “atração” as seguintes plataformas:

  • Um blog
  • Um canal no Youtube
  • Uma página no Facebook
  • Um perfil no Instagram
  • Ou qualquer  outra rede social que cause engajamento com o seu público ( elas podem ser utilizadas em conjunto com as ferramentas/plataformas acima ).

Após decidir o seu canal de atração, é hora de você começar a criar um conteúdo de valor.

Esse conteúdo pode ser em formato de: blog posts, vídeos e outras informações relevantes para o seu público.

Nós vivemos na era da informação e do compartilhamento, e se você fizer um bom trabalho nessa etapa, é bem provável que as próprias pessoas espalhem o seu conteúdo na internet – o que é perfeito para a sua marca e para o seu negócio!

 

Segunda etapa: Fazendo as famosas “Conversões”!

Conversão no marketing digital ( e no Inbound Marketing ) significa dizer que você está finalmente atingindo um objetivo que você havia traçado anteriormente.

Comumente, esse termo “converter” está relacionado a vendas, por que naturalmente esse é o objetivo final de toda empresa.

Porém, as conversões podem ser muito mais do que isso. Uma conversão pode ser um cadastro na sua lista de e-mails ( através de uma Landing Page ), um orçamento que um cliente pede para ser feito, um curtir na sua página do seu facebook, uma inscrição no seu canal no Youtube, enfim, pode ser qualquer coisa que faça o seu negócio crescer fortalecendo a primeira etapa do Inbound Marketing  ( a etapa de atração ).

Nessa segunda etapa, as pessoas passam de ser apenas “visitantes” e passam a demonstrar real interesse na sua marca e passa a olhar mais de perto tudo o que você faz!

Quando isso acontece, essa pessoa se torna o que chamamos de Lead ou Prospect – um potencial cliente!

 

Terceira Etapa: criando um relacionamento!

Nessa etapa, você já atraiu e já converteu as pessoas em Prospect para o seu negócio.

Agora é a hora de realmente se relacionar e “descobrir” quem são os reais clientes e como você pode oferecer a essas pessoas um produto ou um serviço ideal para as necessidades dela.

Mas é importante um aviso! Essa etapa não é determinada apenas pela oferta do que você tem para oferecer. Na realidade, o processo de relacionamento é todo o processo de entendimento das necessidades dos seus clientes até o momento em que a oferta se torne ideal!

O Inbound Marketing costuma trabalhar com todo um processo de entendimento do cliente até o momento de uma abordagem comercial ideal.

 

Quarta Etapa: Efetuando Vendas e Analisando!

Após todas as três etapas anteriores, chegou a hora da etapa mais esperada do Inbound Marketing – as vendas!

Nesse momento, você já sabe quais são todas as necessidades do seu cliente e você já se relacionou com ele. Agora que você já sabe o interesse e qual o produto é o ideal para ele, é hora de você simplesmente ofertar o produto que ele precisa!

Após todo esse processo, é bem provável que você tenha desenvolvido uma conexão com o seu prospect, e dessa forma, todo o processo de venda tenha sido mais fácil e inclusive mais seguro.

Porém, outro aviso! Apesar de você ter efetuado suas vendas, é importante que você não “relaxe”. Colete todos os dados que você puder e faça a analise o mais rápido possível.

Dessa forma, você vai conseguir avaliar todo o seu processo de Inbound Marketing, o que resultará em mais vendas e mais conversões no futuro!

 

E aí? Gostou do nosso conteúdo sobre Inbound Marketing?

Esperamos que você tenha realmente gostado e aprendido um pouco mais a respeito sobre Inbound Marketing!

Caso você tenha um interesse ainda maior em estudar mais a respeito sobre essa nova modalidade de Marketing, nós convidamos você a baixar o nosso E-book de forma totalmente gratuita!

E em caso de qualquer dúvida, fale com a gente nos comentários abaixo! (: