O que é o Inbound Marketing?

A maneira com que fazemos negócios mudou. E certamente, a maneira em que promovemos e fazemos o marketing dos nossos produtos ou serviços também está mudando.

Nos últimos 10 anos, graças a popularização da internet de alta velocidade ( no Brasil e no mundo ), várias novas possibilidades foram abertas. Dentre muitas delas, o Inbound Marketing é uma das oportunidades que mais se destacam.

O Inbound Marketing é a nova maneira de fazer marketing. E diferente do Marketing Tradicional ( também chamado de Outbound Marketing ), o foco dessa nova “geração” é na conexão e no relacionamento dos clientes ou futuros clientes em questão.

Dessa maneira, as pessoas se sentem atraídas para o seu negócio, e não são forçadas pela falta de opção ou simplesmente pelo efeito de “insistência” causado pelo “velho” Marketing, que normalmente costuma ter verba o suficiente para comprar todo o tipo de espaço publicitário possível.

 

O “velho” Marketing não funciona mais…

Uma das razões dessa nova abordagem de marketing funcionar tanto, é porque ela simplesmente se enquadra ao mundo moderno em que vivemos.

O mundo altamente conectado e com rápidas informações passou a ser o centro das atenções nos últimos anos, e certamente a melhor maneira de promover os seus produtos é onde as pessoas procuram por ele – e hoje as pessoas procuram na internet.

Como os anos, as pessoas se tornaram excelentes em ignorar anúncios e propagandas. Não acredita? Veja esse exemplo e certamente você saberá o porquê isso acontece.

No Brasil, a televisão sempre teve a maior força no quesito “propaganda”. O espaço publicitário produzido pelo horário nobre da televisão brasileira sempre custou muito caro, porém até o momento, era um dos modelos mais bem sucedidos de todos.

Até o período em que a internet banda larga não era popular nas casas brasileiras, esse modelo ainda funcionava. Todas as pessoas eram interrompidas no meio da sua programação normal e eram “obrigadas” a assistir o espaço publicitário.

Com a internet banda larga, e principalmente com os smartphones, hoje quando acontece o mesmo horário publicitário as pessoas o ignoram.

Você provavelmente já se deparou com um comercial de televisão, e no mesmo momento pegou o seu smartphone ou foi fazer outra coisa, não é verdade?

Pois bem. Eis aí o real motivo do por que a televisão está “morrendo” – milhões de reais são jogados fora em um espaço publicitário onde as pessoas não mais assistem com a mesma atenção. Na realidade, esse horário é ignorado completamente como você pode ter observado.

 

Interromper não é o caminho

Como você pode perceber anteriormente, a interrupção não é o caminho adequado para as pessoas que estão no século XXI. Esse modelo funcionou até certo momento, quando não tínhamos opção.

Hoje as opções são “infinitas”. E além de podermos optar ou não por assistir o espaço publicitário, nós ainda temos a possibilidade de procurarmos a empresa que realmente queremos fazer negócio.

Hoje as pessoas procuram na internet pelos preços mais em conta, e também pela qualidade do produto ou serviço que é fornecido para elas. Afinal, sites como reclame aqui e as próprias redes sociais são verdadeiros testemunhos sobre a qualidade de diversas empresas – a reputação da sua empresa nunca valeu tanto!

 

Sai o velho, entra o novo!

Como você pode ter percebido, com a nova dinâmica e fluxo de informações frequentes do mundo moderno, o marketing velho não tem “condições” de se sustentar por muito mais tempo.

Hoje, o Inbound Marketing vem sendo a nova e a melhor maneira de preencher esse espaço que o Marketing Tradicional está deixando aos poucos.

No Inbound Marketing o foco não é ir contra a natureza do consumidor, nem muito menos é forçar uma propaganda ou produto “goela” abaixo.

O foco é em gerar conteúdo de valor, fazer com que a pessoa realmente queira estar ali sabendo mais sobre a sua empresa. E quando isso acontece, não só o cliente estará mais disposto a fazer negócios, como o seu negócio tende a crescer muito mais rápido e em menos tempo.

 

Gostei disso! Onde posso aprender mais sobre o Inbound Marketing?

Como o Inbound Marketing é um termo bastante extenso, nós preparamos um E-book para você aprender um pouco mais sobre o assunto. Ficou interessado pelo E-book? Que bom!

Basta clicar aqui para ser direcionado para a página de download! E não se preocupe. Esse material é totalmente gratuito!

Ainda quer mais conteúdo? Não tem problema! O nosso blog será atualizado frequentemente com informações sobre o Inbound Marketing, para que você não fique perdido no mundo de informações que a internet pode proporcionar.

Aprender a respeito do Inbound Marketing pode realmente ser a chave para o seu negócio se transformar em uma grande empresa.