Mix de @Marketing

O mix de marketing também é conhecido como composto de marketing ou 4P`s (Produto, preço, praça e promoção) é o conjunto de ferramentas que devem ser usados por uma empresa para se obter sucesso e conseguir chegar em seu publico alvo.

O composto de marketing analisa os 4 ponto básicos do processo de marketing que quando combinados ja são um grande passo para o sucesso, cada item desse composto estão inseridas no seu campo de atuação.

Produto

Produto é um dos itens mais importante do Composto de Marketing, ele refere-se a que a empresa oferece (Bens, serviços locais, organizações, idéias e etc), que satisfaça as necessidades e desejos de um mercado.

O Produto inclui: Qualidade, design, características, nome da marca, embalagem, tamanho, serviços, garantias, devoluções, trocas e etc…

Podemos considerar o produto como a parte mais crítica do processo, as empresas precisam se adequar as necessidades do consumidor, antigamente o consumidor se adequava aos produtos oferecidos pelo mercado, hoje em dia mudou e as empresas se adequam as necessidades do consumidor.

Preço

É o valor cobrado pelo bem/serviço, que também inclui: formas de pagamento, descontos, condições de financiamento, prazos e etc…

O preço é um dos principais elementos que determinam a participação de mercado e a rentabilidade da empresa. Além de que o valor também influencia no publico alvo. É preciso considerar que o preço é um dos principais elementos que influenciam no sucesso do plano de marketing.

Ao elaborar uma estratégia de preço, deve-se considerar: um valor que seja suficiente para gerar lucro a empresa mas que não seja tão alto que desestimule a compra, e nem tão baixo que faça perder a credibilidade (O ideal é que seja feita uma pesquisa para que saiba quanto seu publico alvo está disposto a pagar).

Praça

Também é conhecido como ponto de venda ou canal de distribuição e incluem: estoque, transporte e áreas de distribuição.

De uma forma mais simples, praça é disponibilizar o produto ou serviço ao publico alvo da forma mais fácil e conveniente para ser adquirido. Com o seu produto sendo vendido em locais errados pode não atingir seu publico alvo e prejudicar suas vendas, a má destribuição também pode influenciar seu plano de marketing, porque imagina o cliente chegar procurando seu produto em um mercado por exemplo e não achar ele nas prateleiras porque acabou? O mais difícil que é fazer o consumidor sair de casa e procurar seu produto você conseguiu, se acontecer isso todos seus esforços foram por água a baixo.

 

Promoção

A promoção, é a propaganda e divulgação do seu serviço/produto que inclui: Promoção de vendas, publicidade, marketing, relações publicas, força de vendas e etc…

Há um ditado popular que diz “A propaganda é a alma do negócio”, e está completamente certo, se o cliente não sabe da existencia do produto/serviço ele não vai comprar.

Como a propaganda em televisões e grandes meio ainda não estão acessíveis para todos os negócios devido ao seu alto valor, existem alternativas de divulgação eficazes, um exemplo são as mídias sociais, em que você pode alcançar milhares de pessoas com apenas uma imagem.

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